Institucional

Instucional

Com um cenário onde a esperança de sobrevida do brasileiro está em constante evolução, e com a melhoria na qualidade de vida, as pessoas necessitam usufruir dos benefícios previdenciários por mais tempo, aumentando os custos de aposentadoria e pensão. A fim de buscar o equilíbrio do sistema previdenciário, o Estado do Rio de Janeiro, com a Lei 6.243, de 21 de Maio de 2012, adotou o regime de previdência complementar para seus servidores púbicos, sendo fixado um limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pagas pelo Regime Próprio igual ao do Regime Geral.  A referida Lei Estadual também criou a RJPrev – Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro.

Missão

A RJPREV tem como missão instituir, administrar e executar planos de benefícios de previdência complementar, de forma responsável, transparente e eficaz, visando contribuir para a qualidade de vida dos participantes, assistidos e beneficiários, por meio da excelência dos serviços prestados.

Visão

A RJPREV tem como visão ser referência no segmento de fundos de pensão pela excelência na gestão previdenciária, por meio das melhores práticas de governança, transparência e qualidade no atendimento aos seus participantes, assistidos, beneficiários e patrocinadores.

Valores

As atividades da RJPREV serão realizadas sempre visando o cumprimento de sua missão, considerando sua função social, devendo a conduta de seus COLABORADORES ser orientada por padrões éticos que preservem os seguintes valores:


  • I. Compromisso com a Excelência;
  • II. Transparência;
  • III. Integridade, Honestidade e Lealdade;
  • IV. Equidade;
  • V. Responsabilidade; e
  • VI. Respeito.

Código de Ética

Este Código de Ética e Conduta da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPREV aplica-se aos membros dos órgãos colegiados, dirigentes, integrantes do seu quadro funcional e estagiários, bem como aos seus colaboradores externos e profissionais contratados, seja diretamente ou através de pessoas jurídicas, sendo todos de agora em diante denominados COLABORADORES da RJPREV.

Saiba Mais

Estatuto da Entidade

A Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro - RJPREV, instituída pelo Estado do Rio de Janeiro, na forma autorizada pela Lei estadual nº 6.243, de 21 de maio de 2012.

Saiba Mais

Conselhos

Membros do Conselho
Fonte: Seplag/Fabricio Teixeira

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da RJPREV, sendo responsável pela definição da política geral de administração da Entidade e dos seus planos de benefícios, devendo sempre observar os princípios, regras, práticas de governança, gestão e controles internos adequados ao porte, à complexidade e aos riscos inerentes à Fundação.

É composto por 6 (seis) membros titulares e 6 (seis) suplentes, sendo 3 (três) membros titulares e respectivos suplentes indicados pelo Governador do Estado, representando todos os patrocinadores e 3 (três) membros titulares e respectivos suplentes eleitos diretamente pelos participantes e assistidos.

São membros do Conselho Deliberativo:
  • Titular: Leonardo Lobo Pires - Presidente
  • Suplente: Em indicação...

  • Titular: Em indicação...
  • Suplente: José Dias da Silva

  • Titular: Rodrigo Moreira Alves
  • Suplente: William Satoshi Yamakawa

  • Titular: Alexia Soares Cunha
  • Suplente: Mariana Barreto Varejão

  • Titular: Raphael da Motta e Silva
  • Suplente: Melissa Pinheiro Santana de Moraes

  • Titular: Rafaelle de Abreu Orlando
  • Suplente: Daniele Alexandre Lourenço

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da RJPREV, sendo responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira. É composto por 04 (quatro) membros titulares e respectivos suplentes, sendo 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos e 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes indicados pelo Governador do Estado.

São membros do Conselho Fiscal:
  • Titular: Carlos André de Souza Cezar - Presidente
  • Suplente: Em indicação...

  • Titular: Leonardo Braga Habib Silva
  • Suplente: Marcelo Pereira Haddad

  • Titular: Jeferson Corrêa da Silva
  • Suplente: Paulo Alvarenga Pires Cavalcanti

  • Titular: Lúcio da Silva Santos
  • Suplente: Patrícia Roberta Pereira dos Santos

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da RJPREV, responsável pela execução das diretrizes fundamentais e pelo cumprimento da política de administração estabelecida pelo Conselho Deliberativo. Os membros da Diretoria Executiva, em número máximo de 04 (quatro), serão nomeados pelo Conselho Deliberativo, mediante indicação do Governador do Estado.

Diretor-Presidente
Diretor-Presidente e Diretor de Seguridade(Interino):
Halan Harlens Pacheco de Morais
Halan Morais é servidor público da carreira de Especialista em Previdência Social com experiência de mais de vinte e três anos em Previdência Complementar. É graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Possui especialização em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ, MBA em Previdência Complementar pelo Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados a Seguridade e especialização em Engenharia de Produção com ênfase em Previdência Complementar pela COPPE/UFRJ. Foi diretor do Fundo de Pensão dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – Rioprevidência. Participou da criação da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPrev e é membro do Conselho Nacional de Regimes Próprio de Previdência Social.


Diretor de investimento
Diretor de Investimento:
Rodrigo Ribeiro da Luz
Rodrigo Ribeiro da Luz é servidor público da carreira de Especialista em Previdência Social. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Possui especialização pela School of Business da The George Washington University (GWSB/GWU) em “Theory and Operation of a Modern National Economy”, no âmbito do Programa Minerva. Foi coordenador de atuária do Rioprevidência, tendo também atuado na Diretoria de Investimento dessa autarquia. Ainda na Administração Pública, atuou como economista na Gerência de Logística da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Na iniciativa privada, atuou como gerente financeiro e executou atividades administrativas, além de ter trabalhado em instituições financeiras como bancos e corretoras de valores.



Diretor-de-Administração
Diretor de Administração:
Rodrigo Porto Menezes
Rodrigo Porto Menezes é servidor público da carreira de Especialista em Previdência Social. É graduado em Tecnologia em Informática pela Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - UniverCidade. Possui MBA executivo com especialização em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Certificado pelo ANBIMA – CPA-20 e pelo ICSS com ênfase em administração. Foi coordenador de gestão da Diretoria de Investimentos do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – Rioprevidência.

Organograma

Organograma RJPrev